quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Renascimento - História - Ensino Médio

   Foram os próprios renascentistas (escritores, pintores e cientistas) que chamaram sua época de Renascimento. Eles chamavam a Idade Média de "Idade das Trevas", por considerar que naquela época a cultura tinha praticamente desaparecido. Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura; daí o termo Renascimento. Hoje, essa visão preconceituosa que os renascentistas tinham da Idade Média não é mais aceita pelos historiadores, mas o nome Renascimento, de tão repetido, ficou. Afinal, o que foi o Renascimento?
   O Renascimento foi um movimento cultural que começou nas cidades italianas no século XIV e se propagou pela Europa nos séculos seguintes.

                               A expansão do Renascimento

   O Renascimento expandiu-se na Itália, para outros países da Europa. Dois dos fatores que mais contribuíram para a divulgação das obras renascentistas foram a invenção dos tipos móveis em metal (século XV) e o consequente aperfeiçoamento da imprensa, o que permitiu a impressão de muitas páginas em pouco tempo. Existiram grandes nomes do Renascimento em países como Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda e Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário