domingo, 28 de dezembro de 2014

Ditadura Militar - História - Ensino Fundamental

   A Ditadura aconteceu após o governo de João Goulart e durou 21 anos, começou no ano de 1964 e foi até o ano de 1985, foi totalmente contra as reformas de base de João Goulart e foi comandada e liderada pelos militares.
   As características desse governo, foram que o povo não tinha direito do voto, ou seja, não existia democracia, existia a censura, ou seja, para qualquer programa, peça ou música criada naquela época passava por análise e depois eram lançadas nos rádios e o povo não tinha direito de ser expressar. Não haviam eleições e os militares que estavam no poder que escolhiam um representante para governar o povo.
   As leis eram chamadas de Atos Institucionais que eram leis decretadas pelos militares onde a população era obrigada a obedecer e sem murmurar, serviam como mecanismos de manipulação. Seu primeiro ato institucional foi o AI - 1,  que foi mantido na Constituição de 1946 e nas Constituições estaduais e respectivas emendas, com as modificações constantes a deste ato, ou seja, cassa mandatos públicos opositores a ditadura militar e tira a estabilidade de funcionários públicos. Após a criação desse ato institucional os militares decidiram criar o Ato Institucional - 2,  que era basicamente caçar os mandatos dos "partidos" opositores.
   Em 1968 foi marcado o início do período chamado de "Anos de Chumbo" devido a criação do AI - 5, que aumentou os regimes militares, a repressão das pessoas, e levou totalmente a extinção da democracia, esse Ato Institucional foi criado no governo de Costa de Silva.
   O Doi- Codi era um centro de investigação e repressão militar, atuava como uma delegacia dos militares que pegavas as pessoas que eram contra o regime militar e torturavam - nas.

Observação: Essa matéria caiu no Texto do Processo Seletivo 2015 de Língua Portuguesa da Faetec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário