A Literatura de Cordel é um gênero literário, onde também aqui no Brasil é chamado de folheto. Esse gênero da literatura brasileira é escrito de forma rimada, originada em relato reais e depois impresso em folhetos, por isso que é um gênero textual, pois todo gênero textual são textos de forma organizada em estruturas de palavras de forma que tenha uma mínima concordância verbal (dos verbos) ou nominal (das palavras), a literatura de cordel foi muito vendida no brasil e foi originada por volta de 1465. A literatura de cordel está no brasil devido aos portugueses que introduziram a literatura desde os tempos da colonização do Brasil.
Os tais "folhetos" de cordel são vendidos, de forma que eles são pendurados em cordas como se fossem roupas colocadas no varal. Por isso o nome Literatura - Palavras no papel, Cordel - As cordas que os folhetos ficavam.
A literatura de cordel ajudou muito na expansão do Romantismo Brasileiro nos tempos contemporâneos. Geralmente os temas de Cordel são temas próprios, ou seja, possuem suas próprias características, muitos deles são lendas, mas sempre visam as partes históricas do Brasil.
Leia atentamente um exemplo de Literatura de Cordel feito por Leandro Gomes de Barros:
Riachão com o Diabo
"Esta peleja que fiz
não foi por mim inventada,
um velho daquela época
a tem ainda gravada
minhas aqui são as rimas
exceto elas, mais nada." Feita em 1899.
Vamos estudar, pois em nossa sociedade atual, estudar é uma das melhores coisas que fazemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário