Bem, agora entramos em um tema onde quase nenhuma escola de ensino particular ensina, que são os tipos de Gêneros textuais.
Existem vários, mas como estamos falando do fundamental, temos 3 principais que são :
Crônica - A crônica é um gênero onde o autor transfere ao leitor um texto que os não existe narrativa, ou seja, não existem personagens e nem fala, então concluímos que na crônica é um texto onde se fala sobre os assuntos que vivemos em nosso dia a dia, melhor reformulando. Na crônica não possui narrador e nem personagens.
Conto - O conto é um gênero onde possui personagens e narrador, e que o conflito gerador é uma história fictícia, ou seja, é uma história onde possui personagens fictícios, ou seja, não existem, um exemplo de conto são os desenhos que vemos, os personagens deles não existem.
Romance - O romance é o gênero, onde existe narrador e personagens só que o conflito gerador da narrativa é real, e na história sempre tem um clima amoroso entre dois ou mais personagens principais, comparado ao conto a sua única diferença é que é uma história baseada em fatos reais e no conto são fatos imaginários.
Exemplos de Histórias com Gêneros textuais citados :
Vidas Secas - É um romance feito em 1938 e tem como base o fato real que foi a seca do nordeste, o que ficam muito parecidos com o conflito gerador da história.
História da Hora - É um conto que fala sobre a história do nosso relógio, e do tempo e segundos, por ser um fato real e não possuir narrativa é uma crônica.
Peter Pan - É um conto onde conta a história de um garoto que vive na terra do nunca onde se diverte e tem vários amigos, por ser uma narrativa e uma história fictícia ele é um conto .
Estudem, para passarem nas Provas ..
Nenhum comentário:
Postar um comentário