Nome da escola
Data: 06-03-12
Professora: Kátia
Aluno:
Série: 8° ano 7° Série
Trabalho de Língua
Portuguesa
Sobre Substantivo, Conjunção e Interjeição
*Substantivo
Substantivo é toda a
palavra que designar ser, coisa ou substância.
Classificação do
substantivo
Veja agora as classificações do substantivo:
·
Primitivo: Palavras que não
derivam de outras. Ex: flor, pedra, jardim, leite, goiaba, ferro, cobre, uva,
maçã, metal.
·
Derivado: Vem de outra
palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado
(substantivo primitivo) denominado radical. Ex: pedreiro (pedra), jornalista (jornal), gatarrão, homúnculo.
Quanto ao número de radicais, pode ser
classificado em:
·
Simples: Tem apenas um
radical (uma palavra). Ex: água, couve, sol.
·
Composto: Tem dois ou mais
radicais (Palavras). Ex: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume,
pé-de-moleque, cachorro-quente, guarda-chuva.
Quanto ao tipo
Quando se referir à especificação dos seres,
pode ser classificado em:
·
Próprios: Denota um elemento
individual que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre
com letra maiúscula. Ex: João, Maria, Bahia, Brasil, Rio de Janeiro, Japão.
·
Comuns: São substantivos
que designam um elemento qualquer sem individualizá-los. Subdividem-se em:
·
Concretos: Designam seres que
existem ou que podem existir por si só. Ex: casa, cadeira. Também são concretos
os substantivos que nomeiam divindades (Deus, anjos, almas) e seres fantásticos
(fada, duende), pois, existentes ou não, não estão vinculados a alguma outra
coisa para existir.
·
Abstratos: Designam idéias ou
conceitos, cuja existência está vinculada a alguém ou a alguma outra coisa. Ex:
justiça, amor, trabalho, etc.
·
Coletivos: Um substantivo
coletivo designa um nome singular dado a um conjunto de seres. No entanto, vale
ressaltar que não se trata necessariamente de quaisquer seres daquela espécie.
Alguns exemplos:
·
Uma biblioteca é um conjunto de livros, mas uma
pilha de livros desordenada não é uma biblioteca. A biblioteca discrimina o
gênero dos livros e os acomoda em prateleiras.
·
Uma orquestra ou banda é
um conjunto de instrumentistas, mas nem todo conjunto de músicos ou
instrumentistas pode ser classificado como uma orquestra ou banda. Em uma
orquestra ou banda, os instrumentistas estão executando a mesma peça musical ao
mesmo tempo.
·
Uma "turma" é um conjunto de
estudantes, mas se juntarem num mesmo alojamento os estudantes de várias
carreiras e universidades numa sala não se têm uma turma. Na turma, os
estudantes assistem simultaneamente à mesma aula. Eles possuem alguma ação ou
característica em comum em relação ao grupo.
Os substantivos flexionam-se nos gêneros
masculino e feminino e quanto às formas, podem ser:
Biformes: Apresentam duas formas originadas do
mesmo radical. Exemplos: menina - menina, traidor - traidora, aluno - aluna,
gato - gata.
Heterônimos: Apresentam radicais
distintos e dispensam artigo ou flexão para indicar gênero, ou seja, apresentam
duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Exemplos: arlequim -
colombina, arcebispo - arquiepiscopisa, bispo - episcopesa, bode - cabra,
ovelha - carneiro.
Uniformes: Apresentam a mesma forma para os dois
gêneros, podendo ser classificados em:
·
Epicenos: Referem-se a
animais ou plantas, e são invariáveis no artigo precedente. Quando “é
necessário discriminar o sexo do animal, acrescenta-se a palavra “macha” ou
fêmea”. Exemplos: a onça macha - a onça fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmeo;
a foca macho - a foca fêmea.
·
Comuns de
dois gêneros: O gênero é indicado pelo artigo precedente. Exemplos: o dentista - a
dentista, um jovem - uma jovem, o imigrante italiano - a imigrante italiana.
·
Sobrecomuns: Invariáveis no
artigo precedente. Exemplos: a criança, o indivíduo, a testemunha (não existem
formas como "a criança”, "a indivíduo”, "a testemunha”, nem
palavras como "crianço" ou "indivídua" ou
"testemunho").
*Conjunção
Conjunção é uma das dez classes
de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para
conectar orações ou dois termos de
mesma função sintática, estabelecendo entre
eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São
exemplos de
Conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando
duas ou mais palavras exercem função de conjunção, dá-se-lhes o nome de locução
conjuntiva. São exemplos de locuções conjuntivas: à
medida que, apesar de, a
fim de que.
As
conjunções são classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos
termos que ligam. Se conectarem orações ou tiver pertencentes a um mesmo nível
sintático, são ditas conjunções coordenativas.
Quando
conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma
oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções
subordinativas.
Apesar
de ser uma classe de palavras com muitas classificações, são poucas as
conjunções propriamente ditas existentes. A maioria delas é de locuções
conjuntivas (mais de uma palavra com a função de conjunção) ou palavras de
outras classes gramaticais que às vezes exercem a função de conjunção em um
período.
As
conjunções ditas "essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente
como conjunção) são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou,
pois, porque, portanto, se, ora, apesar e como.
Coordenativas (Exemplo de Conjunção)
As conjunções coordenativas são conhecidas
por:
Aditivas: Indicam uma relação de adição à frase: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como etc.
Ex: Comi e fiquei satisfeita.
Todos aqui estão contentes e despreocupados.
Adversativas: Indicam uma relação
de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas.
Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São
elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos
adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
Alternativas ou disjuntivas: Como o seu nome
indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos
termos ligados ou por equivalência dos mesmos. São elas: ou... Ou, ou, ora... Ora, já...
Já, quer... Quer,
etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.
Explicativas: Expressam a relação
de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo).
Ex: Feche a porta, porque/que está chovendo.
Conclusivas: Indicam relação de
conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por
isso, por conseguinte, por
isto, assim, etc.
Ex.: Ele bebeu bem mais do que
poderia; logo, ficou
embriagado.
*Interjeição
As interjeições são palavras invariáveis que
exprimem estados emocionais, ou
mais abrangentes: sensações e estados de
espírito; ou até mesmo servem como auxiliadoras expressivas para o
interlocutor, já que, lhe permitem a adoção de um comportamento que pode
dispensar estruturas linguísticas mais elaboradas.
As interjeições podem ser classificadas de acordo com o sentimento que traduzem. Os principais tipos de interjeição são aqueles que exprimem:
As interjeições podem ser classificadas de acordo com o sentimento que traduzem. Os principais tipos de interjeição são aqueles que exprimem:
a) Afugentamento:
arreda!, Fora!, Passa!, sai!, Roda!, rua!, toca!, xô!, xô pra lá!
b) Alegria/contentamento: oh!, ah!, olá!, olé!, eta!, eia!, oba!, eba!, viva!, uhu!, eh! , gol!, que bom!, iupi!
c) Advertência: alerta!, cuidado!, alto lá!, calma!, olha!, Fogo!
d) Admiração: puxa!, nossa!, que coisa!, ah!, chi!, ih!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, caramba!, caraca!, putz!, gente!, céus!, uai!, horra!, nossa! (francês: ou la la)
e) Alívio: ufa!, uf!, arre!, ah!, ainda bem!
f) Animação/estímulo: coragem!, eia!, avante!, upa!, vamos!, firme!
g) Apelo: alô!, olá!, ó!
h) Aplauso: bis!, bem!, bravo!, viva!, apoiado!, fiufiu!, hup!, hurra!, isso!, muito bem!, parabéns!
i) Agradecimento: graças a Deus!, obrigado!, obrigada!, agradecido!
j) Chamamento: Alô!, hei!, olá!, psiu!, pst!, socorro!
k) Estímulo: ânimo!, adiante!, avante!, eia!, coragem!, firme!, força!, toca!, upa!, vamos!
l) Desculpa: perdão! desculpe!, desculpa!, mal!, foi mal!
m) Desejo: oh!, oxalá!, tomara!, pudera!, queira Deus!, quem me dera!
n) Despedida: adeus!, até logo!, bai-bai!, tchau!
o) Dor: ai!, ui!, ai de mim!
p) Dúvida: hum?, hem?, hã?
q) Cessação: basta!, para!
r) Invocação: alô!, ô, olá!, psiu!, socorro!, ei!
s) Espanto: uai!, hi!, ali!, ué!, ih!, oh!, poxa!, quê!, caramba!, nossa!, opa!, Virgem!, xi!, terremoto!, barrabás!, barbaridade!, meu Deus!, menino Jesus!
t) Impaciência: arre!, hum!, puxa!, raios!, hem!, diabo!, pô!
u) Saudação: ave!, oi!, olá!, ora viva!, salve!, viva!, adeus!, alô!
v) Saudade: ah!, oh!
w) Silêncio: psiu!, silêncio!, calada!, psiu! (bem demorado), psit!, alto! basta! chega! quietos!
x) Suspensão: alto!, alto lá!
y) Terror/medo: credo!, cruzes!, Jesus!, que medo!, uh!, ui!, fogo!, barbaridade!, socorro!
z) Interrogação: hei!?…
b) Alegria/contentamento: oh!, ah!, olá!, olé!, eta!, eia!, oba!, eba!, viva!, uhu!, eh! , gol!, que bom!, iupi!
c) Advertência: alerta!, cuidado!, alto lá!, calma!, olha!, Fogo!
d) Admiração: puxa!, nossa!, que coisa!, ah!, chi!, ih!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, caramba!, caraca!, putz!, gente!, céus!, uai!, horra!, nossa! (francês: ou la la)
e) Alívio: ufa!, uf!, arre!, ah!, ainda bem!
f) Animação/estímulo: coragem!, eia!, avante!, upa!, vamos!, firme!
g) Apelo: alô!, olá!, ó!
h) Aplauso: bis!, bem!, bravo!, viva!, apoiado!, fiufiu!, hup!, hurra!, isso!, muito bem!, parabéns!
i) Agradecimento: graças a Deus!, obrigado!, obrigada!, agradecido!
j) Chamamento: Alô!, hei!, olá!, psiu!, pst!, socorro!
k) Estímulo: ânimo!, adiante!, avante!, eia!, coragem!, firme!, força!, toca!, upa!, vamos!
l) Desculpa: perdão! desculpe!, desculpa!, mal!, foi mal!
m) Desejo: oh!, oxalá!, tomara!, pudera!, queira Deus!, quem me dera!
n) Despedida: adeus!, até logo!, bai-bai!, tchau!
o) Dor: ai!, ui!, ai de mim!
p) Dúvida: hum?, hem?, hã?
q) Cessação: basta!, para!
r) Invocação: alô!, ô, olá!, psiu!, socorro!, ei!
s) Espanto: uai!, hi!, ali!, ué!, ih!, oh!, poxa!, quê!, caramba!, nossa!, opa!, Virgem!, xi!, terremoto!, barrabás!, barbaridade!, meu Deus!, menino Jesus!
t) Impaciência: arre!, hum!, puxa!, raios!, hem!, diabo!, pô!
u) Saudação: ave!, oi!, olá!, ora viva!, salve!, viva!, adeus!, alô!
v) Saudade: ah!, oh!
w) Silêncio: psiu!, silêncio!, calada!, psiu! (bem demorado), psit!, alto! basta! chega! quietos!
x) Suspensão: alto!, alto lá!
y) Terror/medo: credo!, cruzes!, Jesus!, que medo!, uh!, ui!, fogo!, barbaridade!, socorro!
z) Interrogação: hei!?…
A compreensão de uma interjeição depende da análise do contexto em que ela aparece. Quando a interjeição é expressa com mais de um vocábulo, recebe o nome de locução interjetiva. Ora bolas!, Cruz credo!, Puxa vida!, Valha-me Deus!, Se Deus quiser! Macacos me mordam!
lingua portuguesa
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